terça-feira, 26 de julho de 2011

Rosáceo - Hyphessobrycon erythrostigma

 
Resumo Técnico: 
Nome Científico: Hyphessobrycon erythrostigma 
Nomes Populares: Rosáceo, Bleeding Heart Tetra
Origem: América do Sul (Bacia Amazônica)
Parâmetros da Água: Temperatura - 23 à 28°C / pH 5,6 à 7,2 / dGH 10 - 15
.
Informações Adicionais

Facilmente nota-se o motivo pelo qual este peixe é conhecido fora do Brasil como Bleeding Heart Tetra, que em uma tradução literal seria "Tetra do coração sangrando". Sua mancha vermelha é sua principal característica e algumas vezes se assemelha muito à um coração. 
O Rosáceo é encontrado em riachos de águas escuras da Bacia Amazônica na região entra Brasil, Peru e Colômbia, juntamente com outros tetras como o Neon Cardinal.
Assim como a maior parte dos integrantes da família Characidae, o Rosáceo é de hábito pacífico e ideal para aquários comunitários. Por ser um peixe de cardume deve ser mantido em grupos de ao menos 5 indivíduos, mas, quando possível, em número superior.
O aquário deve ser bem plantado e com um volume de ao menos 40L. Caso os parâmetros de água não estejam adequados ele o Rosáceo pode apresentar cores mais pálidas. A iluminação também influencia na coloração e não deve ser muito intensa. Crie um ambiente com áreas sombreadas para que tenham onde se abrigarem durante o dia.
O uso de um condicionador para escurecer a água como, por exemplo, o SERA Blackwater Aquatan é muito indicado e fará com que o animal se sinta mais à vontade. Isso pode estimular a desova, o que não é muito incomum. Para que tenha sucesso com a reprodução, os ovos devem ser retirados para que os pais não os comam.
Atingem cerca de 5cm quando adultos, mas alguns podem chegar aos 8cm.
Aceitam muito bem rações industrializadas e tem preferencia por alimentos parados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário