sexta-feira, 22 de julho de 2011

Coridora Leopardo - Corydoras leopardus SERA Wels-Chips


Resumo Técnico: 
Nome Científico: Corydoras leopardus
Nomes Populares: Coridora Leopardo
Origem: América do Sul (Bacia Amazônica)
Parâmetros da Água: Temperatura - 22 à 26°C / pH 6,0 à 7,2 / dGH 05 - 20
.
Informações Adicionais

Este peixe é muito confundido com outras três espécies de coridoras, o Corydoras julii, C. punctatus and C. trilineatus, que apresentam aspectos morfológicos muito semelhantes (nadadeira dorsal com uma grande macha, nadadeira caudal borrada e uma listra preta na lateral do corpo), o que faz com que estas quatro espécies sejam vendidas como Coridora Leopardo.
Apesar de não ser a denominação correta, este engano não traz muitos problemas porque além da morfologia, estas espécies compartilham de hábito muito semelhantes.
Há alguns anos acreditava-se que o Corydoras leopardus era endêmico do Brasil, mas hoje já foi encontrado em outros rios da Bacia Amazônica  entre o Peru e o Equador.
Assim como as outras espécies do grupo, o Corydoras leopardus, é muito pacífico e se adapta bem à qualquer aquário comunitário. Para evitar estresse é preferível mantê-lo em grupos de ao menos 3 indivíduos.
São animais noturnos e por isso não apreciam iluminação muito forte. Monte um aquário bem plantado ou com áreas de sombra para que se sintam mais a vontade durante o dia. Com a criação de áreas sombreadas pode ser que eles passem a ter mais atividade mesmo durante o período diurno.
Deve-se tomar cuidados especiais quanto aos parâmetros da água e uso de medicamentos ou outras substâncias químicas pois Coridoras são muito sensíveis à oscilações ou determinadas substâncias.
Sinais de estresse se iniciam, normalmente, por respiração ofegante, letargia e nado desorientado. Ao notar estes sinais a primeira medida à se tomar é a realização de testes dos parâmetros de água para tentar eliminar a causa.
Alimentam-se de restos de comida que se depositam no fundo do aquário, mas não conte apenas com isso! Ofereça aos seus peixes rações específicas que podem atender às necessidades nutricionais da espécie.

Nenhum comentário:

Postar um comentário