domingo, 12 de junho de 2011

Acará Disco - Symphysodon aequifasciata e Symphysodon discus
































Resumo Técnico:
Nome Científico: Symphysodon aequifasciata e Symphysodon discus 
Nomes Populares: Acará-Disco, Disco
Origem: América do Sul (Bacia Amazônica).
Parâmetros da Água: Temperatura - 27,5 à 30°C / pH 5,8 à 6,8 / dH 14 à 20.
Informações Adicionais:

O Acará-Disco é um peixe originário da Bacia Amazônica e considerado um dos peixes mais bonitos do aquarismo doce, sendo chamado por alguns como "O Rei do Aquário".
São criadas hoje duas espécies de Disco, Symphysodon aequifasciata e Symphysodon discus, que ao longo dos anos vem sendo modificadas por criadores através de seleção genética, produzindo verdadeiras joias para os aquários (em todos os sentidos). 
São peixes tímidos que vivem em cardume, por isso não é aconselhável adquirir apenas um ou dois exemplares. Eles precisam estar em cardumes com ao menos 4 ou 5 peixes. 
Por serem animais muito sensíveis, o aquário deve estar perfeitamente adequado às suas necessidades e a manutenção deve ser feita regularmente.
Por serem encontrados no norte do Brasil, uma região equatorial e quente, a temperatura ideal é entre 27,5 e 30ºC, podendo viver em temperaturas mais altas, a depender do interesse do aquarista. Por exemplo, quando um peixe é adicionado ao aquário, pode-se por alguns dias elevar a temperatura para cerca de 33°C, isso eleva o metabolismo e faz com que o peixe se alimente mais e crie mais resistência às doenças, comuns de ocorrerem durante a fase de adaptação. Para isso, um bom aquecedor deve ser utilizado. 
A água deve estar em condições excelentes, pois eles são sensíveis à amônia que se forma normalmente no aquário através do metabolismo dos próprios peixes. Para evitar problemas, utilize um filtro externo de qualidade ou, preferencialmente, um filtro canister, que são eficientes em eliminar estas substâncias tóxicas do aquário. Realize com frequência a manutenção e troca das mídias filtrantes do seu filtro. 
Os Discos não se reproduzem com facilidade em aquários, uma das razões para isso é o fato de serem animais monogâmicos e, para que se reproduzam, um casal deve ser formado. Outro fator limitante é o tamanho do aquário, onde o ideal é manter a proporção de 50L por peixe. Mesmo sendo adquiridos jovens e pequenos, com cerca de 5-8cm, estes peixes podem, quando adultos, chegar a 25cm, neste caso o tamanho do aquário é crítico. A fim de estimular a reprodução, pode-se tentar recriar o ambiente natural da forma mais próxima possível e isto inclui a água. Para tal, alguns condicionadores como o SERA Blackwater Aquatan, podem ser utilizados. Eles escurecem e alteram os parâmetros químicos da água para que fique muito semelhantes ao dos rios da Bacia Amazônica.
Outro fator fundamental na criação de Acarás-disco é a alimentação. Para animais coletados na natureza, isto é ainda mais importante pois além do stress natural da adaptação ao aquário, tem que se adaptar à uma nova dieta. É fortemente aconselhável alimentar os Discos com rações fabricadas especificamente para esta espécie, como o SERA Discus Color Blue, SERA Discus Color Red ou SERA Discus Granulat, que atendem à todas as necessidades nutricionais do peixe, evitando doenças e tornando-o mais bonito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário