domingo, 12 de junho de 2011

Tetra Cardinal - Paracheirodon axelrodi


















Resumo Técnico:
Nome Científico: Paracheirodon axelrodi
Nomes Populares: Tetra Cardinal, Cardinal, Neon Cardinal, Neon
Origem: América do Sul (Bacia Amazônica).
Parâmetros da Água: Temperatura - 24 à 28°C / pH 5,5 à 6,8 / dH 3.
 
Informações Adicionais:
 
O Tetra Cardinal é um dos peixes mais populares entre os aquaristas e é indispensável em qualquer loja. Por ser pequeno é compatível com a grande maioria dos aquários, conferindo à eles sua especial beleza. 
A principal característica desta espécie é a faixa neon que percorre quase todo o corpo, dando a impressão de que ele esta aceso. Por ser originário de uma região equatorial, a temperatura ideal fica em torno de 26° e assim como para qualquer outro peixe é bom evitar variações.
Problemas com a temperatura podem ser facilmente resolvidos através do uso de um aquecedor com termostato de qualidade e na potência adequada ao aquário.
è um peixe extremamente resistente a acidez, chegando a viver em águas com pH em torno de 4. Porém o ideal é mante-lo em pH de 5,5 à 6,8, nunca deixando a água alcalina. 
É popularmente conhecido por ser um peixe muito frágil, o que não é verdade. Muito pelo contrário! É um animal resistente, desde que obedecidos os parâmetros ideais para a espécie e tomados os cuidados básicos com o manejo e aclimatação após a compra. O fato é que muitos aquaristas não fazem a aclimatação correta ou não atentam para os parâmetros do próprio aquário e acabam criando estes peixes em um ambiente absolutamente desfavorável à sua saúde. 
O Tetra Cardinal é um peixe de cardume e não deve ser mantido em numero inferior a 5, caso contrário pode deixar de se alimentar, ficando mais suscetível à doenças. 
A qualidade da água é importante e deve ser mantida através do uso de um bom filtro externo ou um filtro canister.
Dificilmente este peixe se reproduz em cativeiro, mas isso pode ser conseguido atendendo à todas as necessidades nutricionais do peixe e reproduzindo um ambiente o mais próximo possível do natural, o que inclui, principalmente, os parâmetros químicos da água.

Um comentário:

  1. Bem, eu tenho peixes, que, graças a Deus, fogem às regras. Tenho 4 neons (só tinha 4 na loja, não me critiquem) e eles comem que é uma beleza. Claro que a água está quentinha e o termostato é automático, bastando a temperatura descer um pouco que ele inicia o seu aquecimento...meus neons, seguindo meu dojó, estão a ponto de comer na minha mão...são 4 e estão felizes, mas quero por mais 6, mas devido as festividades de fim de ano, não chegaram novas unidades às lojas aqui em Itabira.

    ResponderExcluir