quinta-feira, 7 de julho de 2011

Dojô - Misgurnus anguillicaudatus

Resumo Técnico: 
Nome Científico: Misgurnus anguillicaudatus
Nomes Populares: Dojô
Origem: China e Nordeste Asiático
Parâmetros da Água: Temperatura - 06 à 26°C / pH 6,5 à 7,2 / dGH 02 - 10.
 
Informações Adicionais
O Dojô é um peixe não muito popular e este talvez seja o motivo pelo qual cause certa estranheza em quem não o conhece. Por possuir um corpo alongado é, muitas vezes, confundido com uma cobra, o que é um completo engano pois pertencem a grupos completamente distintos. 
É originário da China e outras regões do nordeste asiático e, por conta disso, é capaz de se adaptar à uma grande faixa de temperaturas (desde que estável). 
Não é um peixe muito exigente, podendo ser criado facilmente por iniciantes. 
Deve-se apenas ter o cuidado de manter o aquário completamente fechado. Isso porque é comum este animal escapar do aquário. Mas não se assuste, caso não o esteja encontrando, não significa que ele pulou. O Dojô é um peixe de fundo e com hábitos noturnos, ou seja, passa boa parte do dia enterrado na areia e por isso, pode passar dias sem ser visto. Muitos aquaristas tem grandes surpresas por acreditarem que seu Dojô morreu e reencontrarem-no algum tempo depois. 
De hábito pacifico, é excelente para aquários comunitários e desaconselhado para plantados. Por se enterrarem, podem acabar desenterrando as plantas ou turvando a água por movimentarem o substrato rico em matéria orgânica. 

2 comentários:

  1. Que nada...o dojô atende muito à qualidade e temperatura da água. O meu, em temperatura de 28 a 30º fica tranquilo, não se esconde e come na minha mão todos os dias, inclusive, deita nela e fica folgado quando faço uma concha...é o melhor peixe do meu aquário, sendo tão interativo como um cão. Tenho botyas, Labeos, mas ninguém supera meu cachorro-dojõ..meu amigão!!

    ResponderExcluir
  2. Também tenho um que nada igual a um golfinho, dando pulinhos e exibindo a barriga para cima! Nunca ví um peixe que vivesse tanto tempo em um aquário tão simples como o meu. Queria saber quanto tempo ele costuma viver mas não encontrei em nenhum site!

    ResponderExcluir