quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Carpa Koi - Cyprinus carpio


Resumo Técnico: 
Nome Científico: Cyprinus carpio
Nomes Populares: Carpa, Koi, Nishikigoi
Origem: Ásia
Parâmetros da Água: Temperatura - 03 à 23°C / pH 6,5 à 7,5 / GH 05-16.
 
Informações Adicionais

As Carpas são os peixes mais comuns em lagos pelo mundo todo, fato que faz desta espécie a número um entre os criadores de peixes ornamentais. Este não é um fato recente pois a criação de carpas teve início a mais de 1200 anos quando agricultores japoneses passaram a manter estes peixes em tanques dentro das casas para que sobrevivessem ao inverno rigoroso da região. Com o passar do tempo foram sendo selecionadas novas linhagens oriundas de mutações genéticas naturais que não passaram despercebidas pelos atentos olhos dos criadores japoneses. 
Originalmente esta espécie apresenta coloração cinza, quase prateada. Através do isolamento e seleção, obteve-se outras cores como vermelho, laranja, azul e branco.  
Há cerca de 200 anos, essa seleção passou a ser feita de forma mais criteriosa, levando ao aperfeiçoamento do padrão de cores e culminando com o surgimento das Nishikigoi, que são carpas de alto padrão, oriundas de uma linhagem premiada. 
São peixes de grande porte (atingem cerca de 1m) e, por isso, dificilmente são criados em aquários pois dependem de um volume de, pelo menos, 1000L para que não fiquem estressadas. Além disso, preferem viver em grupos, o que eleva ainda mais as proporções minimas do tanque de criação. 
As Kois são muito pacíficas e dóceis, tendendo à se acostumar com o criador. 


Um lago de carpas deve atender à algumas necessidades. Falaremos sobre algumas que são importantes para a segurança dos peixes. 
O tamanho do lago deve ser adequado à sua população, sempre considerando o tamanho do animal adulto. Para maior segurança respeite a proporção de 1000L por peixe. 
As bordas do lago são um fator importante pois as carpas costumam ficar presas em regiões pantanosas, o que pode lavá-las à morte. Por isso mote seu lago com paredes rochosas e inclinadas. Para evitar que gatos tentem "pescar" algum peixe, mantenha uma distância de 25cm entre a borda do lago e a superfície da água.
A qualidade da água e a quantidade de oxigênio dissolvido são dois fatores importantes. Carpas precisam de uma quantidade ligeiramente maior de oxigênio, em comparação com outras espécies do grupo. Por isso, certifique-se que não haja acumulo de folhas pois a decomposição destas consome muito oxigênio. A construção de uma cascata ajuda muito na oxigenação.
Alimente os peixes sem excessos. Utilize uma ração própria para carpas e alimente-as com pequenas porções, verificando se não há sobra de ração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário