segunda-feira, 25 de julho de 2011

Tetra Congo - Phenacogrammus interruptus

 
Resumo Técnico: 
Nome Científico: Phenacogrammus interruptus
Nomes Populares: Tetra Congo
Origem: África (República Democrática do Congo)
Parâmetros da Água: Temperatura - 23 à 27°C / pH 6,0 à 7,5 / dGH 05 - 19
.
Informações Adicionais

Este é um peixe originário da bacia do rio Congo (o qual deu nome ao peixe), também conhecido como rio zaire, um dos maiores rios do planeta em volume caudal, ficando atrás, apenas, do Rio Amazonas.
 Trata-se de um peixe muito pacífico que se adapta muito bem à aquários comunitários embora não seja adequado à conviver com qualquer peixe pois algumas espécies podem tentar beliscar suas nadadeiras o que o estressa.
Na natureza o Tetra Congo vive em cardumes e é desta forma que deve ser mantido em aquários, em grupos de no minimo cinco indivíduos, mas preferencialmente em número superior. Caso sejam mantidos em grupos menores ou ainda sozinhos, se tornam apáticos, tímidos e podem por conta disso deixar de se alimentar.
Apesar de se adaptarem à uma faixa relativamente ampla de parâmetros da água, preferem pH ligeiramente ácido e não toleram a deterioração da qualidade da água. Por isso um sistema muito eficiente de filtragem deve ser montado, mas evitando o excesso de movimentação da água, o que poderia estressar o animal.
Suas cores são muito características e quando em condições ideais de iluminação e qualidade da água apresentam tons metálicos de verde, azul, laranja e dourado.
São muito ativos e passam a maior parte do tempo nadando por todo o aquário que deve ter ao menos 100L para que tenham espaço suficiente.
Em cativeiro, costumam ficar com cerca de 9cm, quando adultos, mas na natureza podem chegar aos 12cm.
Aceitam muito bem a ração industrializada, mas pode ser oferecido alimento vivo.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário