segunda-feira, 4 de julho de 2011

Kinguio - Carassius auratus

Resumo Técnico: 
Nome Científico: Carassius auratus

Nomes Populares: Kinguio, peixinho-dourado, japonês, goldfish
Origem: China
Parâmetros da Água: Temperatura - 17 à 24°C / pH 7,0 à 7,6 / dGH 08 - 12.
Informações Adicionais
O Kinguio foi um dos primeiros peixes a serem criados em aquário. Desde então, vem se fazendo cruzamentos seletivos pelos criadores o que proporcionou o surgimento de uma série de linhagens com formas e cores bem particulares. 
Por ser um peixe originário da Ásia, vive em águas frias e, entre os peixes ornamentais mais populares, é um dos que tem maior afinidade à baixas temperaturas.
Este é normalmente um dos primeiros peixes de qualquer aquarista e talvez a inexperiência explique o grande número de erros cometidos em sua criação.
Um dos principais erros é quanto ao tamanho do aquário. Muitos acreditam e os Kinguios são peixes pequenos, mas se enganam por conhecerem apenas peixes jovens. Quando adulto, este peixe atinge de 20 à 40cm, tamanho inviável ao aquário da maior parte dos criadores. 
Para calcular o tamanho do aquário, deve-se estabelecer a proporção de 120L iniciais mais 30 ou 40L por peixe, ou seja, para criar 4 kinguios, deve-se ter um aquário de 120 + 4 x 30 = 240L. 
O segundo ponto, mas não menos importante, é a qualidade da água. O Kinguio é famoso por sujar muito o aquário e para que isso não seja um problema, deve-se utilizar um sistema de filtragem muito bom, além da realização de trocas parciais de água (TPA's) semanalmente. 
Para ajudar na filtragem, não é necessário ter um filtro muito grande, basta utilizar um filtro adequado ao tamanho do aquário e melhorá-lo com o uso de midía biológica de alta eficiência, como o SERA SIPORAX.


Nenhum comentário:

Postar um comentário