Neste post falaremos um pouco sobre Aquecedores e Termostatos, com objetivo de esclarecer o que são, suas funções, diferenças e orientar quanto à melhor opção para o seu aquário.
Muitos confundem estes dois equipamentos e isso pode ser um pouco confuso no início, mas rapidamente verá que são coisas bem diferentes. Comecemos pelos aquecedores.
Aquecedores
São equipamentos elétricos que tem como função aquecer a água do aquário. Possuem uma resistência interna, semelhante à de um chuveiro elétrico, a qual aquece com a passagem da água. Esta resistência fica, geralmente, dentro de um tubo de vidro que é submerso e ira elevar a temperatura da água ao seu redor.
O problema com estes equipamentos é que eles apenas esquentam, cabendo ao usuário saber o momento de ligá-lo e desligá-lo. Isso pode fazer com que a temperatura se eleve muito, matando os peixes "cozidos".
Mesmo que a temperatura não se eleve tanto, a dependência de um controle humano faz com que a temperatura varie muito, o que é prejudicial a saúde dos habitantes do aquário.
Para evitar este descontrole pode-se usar um equipamento chamado termostato e falaremos sobre ele agora.
Termostato
Este é, também, um equipamento eletrônico, mas com função bem diferente. Ele irá, apenas, controlar a temperatura do aquário, ligando ou desligando o aquecedor automaticamente, ou seja, este equipamento deve estar, sempre, acoplado à um aquecedor.
O termostato funciona através de um termômetro que indica a temperatura da água.
Desta forma, se desejamos manter o aquário a 27°C, o termostato irá ligar o aquecedor quando a temperatura estiver abaixo de 27°C e desligá-lo quando estiver acima, mantendo a temperatura estável.
Aquecedor com Termostato
Tanto aquecedores quento termostatos podem ser comprados separadamente, mas alguns modelos de aquecedores já vêm com termostato acoplado, o que é muito prático pois dispensa o uso de vários equipamentos.
Por que aquecer a água?
Uma dúvida persistente entre os aquaristas é quanto a necessidade de aquecer a água e para entendê-lá precisamos saber um pouco sobre s fisiologia dos peixes.
Os peixes são animais pecilotérmicos, também chamados de animais de sangue frio. Isso significa que sua temperatura corporal varia em função da temperatura ambiente.
Todo ser vivo, possui um metabolismo ajustado à uma determinada temperatura. O ser humano, por exemplo, possui uma temperatura ideal de 36,5°C. Cada espécie de peixe apresenta também uma determinada temperatura em que seu metabolismo funciona melhor. Como muitos peixes criados em aquários são de águas tropicais, apresentam uma temperatura ideal em torno de 25°C, o que pode ser difícil de se manter em algumas estações sem o uso de aquecedores.
Caso a temperatura esteja muito acima ou muito abaixo da ideal para a especie, isso compromete o metabolismo e pode levar à morte do animal.
Variações de temperatura também podem ser muito nocivas, por isso é importante usar um aquecedor com termostato durante todo o ano para manter o aquário sempre estável.
Qual aquecedor comprar?
Aqui não falaremos sobre modelos ou marcas. O objetivo é apenas instruir quanto ao calculo correto para se utilizar estes equipamentos.
A proporção padrão é de 1W para cada litro de água. Ou seja, se tiver um aquário de 50L, use um aquecedor de 50W de potência. Para regiões ou estações mais frias é possível elevar esta proporção para 2W por litro. Para isso, tenha sempre o cuidado de utilizar um termostato, caso contrário poderá fazer uma bela sopa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário