quinta-feira, 1 de março de 2012

Microsorum pteropus


Resumo Técnico: 

Nome Científico: Microsorum pteropus
Nomes Populares: Microsorum pteropus
Origem: Ásia
Parâmetros da Água: Temperatura - 18 à 28°C / pH 5,0 à 8,0
Tamanho: De 15 à 30cm
Iluminação: Baixa/Moderada
Substrato: Rico
Manejo: Fácil
 
Informações Adicionais

A
Microsorum pteropus é uma samambaia aquática originária da Ásia e apreciada por qualquer aquarista.
É muito comum de se utilizar esta planta aderida à troncos ou rochas. Para fixá-las basta amarrar o rizoma ao troco e em pouco mais de um mês, as raízes se desenvolvem, fazendo com que a planta fique naturalmente aderida ao tronco.
Seu cultivo em aquários é simples e, por esse motivo, pode ser considerada uma boa opção para iniciantes.
O crescimento é lento, o que pode torná-la propensa a formação de algas, desta forma, não é recomendável expô-la a forte iluminação.
Apesar de ser uma espécie de fácil cultivo, o aquarista deve estar ciente de que a falta de manutenção no aquário pode gerar alguns problemas. Caso haja um excesso de nitrato ou ferro na coluna d'água, as folhas começam a formar manchas escuras e translucidas que podem evoluir para o apodrecimento de toda a planta. Caso note que isso esta acontecendo, remova as folhas afetadas (mesmo que sejam todas) e realize trocas parciais de água (TPAs) com mais frequência. Mas atenção, quando cito aqui a formação de manchas escuras nas folhas não estou me referindo aos soros! Por ser uma samambaia, esta espécie desenvolve, ciclicamente, estruturas reprodutivas nas folhas chamadas soros que são como pontos escuros com alguns milímetros de diâmetro situados na face inferior da folha.
A propagação é simples e pode ser feita através da fragmentação de um rizoma grande.
Quando plantada diretamente no substrato, seu rizoma não deve ser enterrado, caso contrário toda a planta corre o risco de apodrecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário